quinta-feira, 31 de maio de 2007

"Primeiro mundo"



Isso não deveria ser engraçado, mas é. Tampouco deveria ser encarado como uma piada, uma ridicularização da capacidade humana de fazer e falar besteira. Mas o fato é que o vídeo chega a ser nauseante. Colocando à parte o famoso estereótipo de stupid american, a ignorância de alguns desses cidadãos é algo impressionante.
Eu sei que é provável que uma reportagem como esta feita aqui no Brasil teria resultados semelhantes. Mas não creio que tão toscos assim. Convenhamos: se alguém perguntasse o nome de um país que comece com a letra B, uns 98% da população responderiam "Brasil", pelo menos.
A diferença é conceitual: a ignorância é a falta de conhecimento por falta de oportunidade de obtê-lo, e é a predominante por aqui; a estupidez, por sua vez, é a falta de conhecimento por opção de não tê-lo, e é o que aparentemente pode ser observado neste deprimente vídeo.
Longe de qualquer tendenciosidade política, social, econômica ou cultural, stupid americans.

Aliás, estúpidos estadunidenses, neste caso. Americanos somos todos nós, brasileiros, chilenos, argentinos, peruanos, venezuelanos, mexicanos, canadenses. Os EUA não são a América.

Nenhum comentário: